Sobre o Blog

Prezados estudantes e servidores, tenho recebido algumas mensagens perguntando sobre a essência do blog e sobre o motivo do título ÉTICA E GESTÃO.

Minha reflexão e experiência mostraram que se uma pessoa utiliza princípios éticos no seu dia a dia ela fará uma gestão que se diferencia positivamente.

Todo gestor deveria fazer seu trabalho dentro dos mais altos valores éticos, inspirando confiança e gerando um clima organizacional saudável para o desempenho das atividades. 

Podemos simplificar e dizer que esse é um dos aspectos da liderança.

Se o gestor utiliza a ética da reciprocidade – que na sua essência é fazer ao nosso próximo o que gostaríamos que fizessem conosco na mesma situação – fará uma gestão transparente, honesta e solidária. Porque é isso que esperamos de nossos líderes quando estes ocupam funções públicas.

Não é ético não ser transparente, não é ética a conduta desonesta ou injusta.

Por isso, a palavra ética foi associada à palavra gestão. Se a ética for aliada às ferramentas mais modernas e inovadoras de gestão teremos mais chances de atingirmos os objetivos institucionais.

A seguir reproduzo novamente a mensagem inicial de abertura desse blog:

===============================================================

Prezados estudantes e servidores, estou inaugurando o Blog Ética e Gestão nos Institutos Federais.

O objetivo é compartilhar informações sobre gestão, ética e tecnologias educacionais nos institutos federais.

Estarei postando nesse espaço algumas reflexões, recomendações de sites com textos e vídeos sobre educação profissional, ética, novas tecnologias e gestão escolar.

Também publicarei em capítulos os rascunhos do livro: da ETF-SC ao IF-SC – a redenção da educação profissional catarinense, onde pretendo contar um pouco sobre o processo de transformação em Instituto Federal e sobre a expansão e interiorização dos campi.

Há no país milhares de profissionais atuando em funções nos institutos federais, a maioria especialistas em suas áreas, mas que ignoram boas práticas de gestão.

Aprendi muito sobre gestão pelo método da tentativa e erro, fazendo cursos, participando de seminários e também observando outros colegas. Penso que não há fórmulas prontas e que cada gestor deve traçar seu caminho, baseado em suas convicções e nas condições de contorno disponíveis.

A idéia de criar esse espaço surgiu a partir do cumprimento dos objetivos do Blog Diário do Reitor, onde procurei manter a comunidade do IF-SC bem informada sobre a atuação como Reitor pro tempore do IF-SC (29/6 a 15/12/2011).

Espero contribuir para o desenvolvimento de colegas que como eu se preocupam com a efetividade das ações empreendidas nos institutos federais. Tenho a convicção de que durante esse processo de compartilhamento e troca de informações eu também aprenderei novas idéias.

Por isso, seus comentários e sugestões serão bem vindos!

Atenciosamente,

Prof. Jesué Graciliano da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *