Respostas da ambientação

Caros servidores, disponibilizamos diversas perguntas e respostas sobre o IFSC no link:

http://www.ifsc.edu.br/menu-institucional/servico-sic

A seguir apresentamos as respostas a algumas das dezenas de perguntas realizadas pelos novos servidores durante o evento de Ambientação. Os nomes dos servidores foram suprimidos por questões éticas.

1- O que lhe motiva a vir trabalhar nesses 20 anos mesmo nos dias mais dificeis?
R. Eu penso que é preciso ter um pouco de idealismo de que é possível mudar o mundo em que vivemos por meio da educação profissional. Isso não acontece em 1 ou 2 anos, mas ao longo de décadas de trabalho duro. Tenho estudado como EUA, Canadá, França, Inglaterra, Japão e Alemanha fizeram para se desenvolverem. A educação e o empreendedorismo desses povos têm feito a diferença. O Brasil também pode. Não basta o Brasil ser a sexta economia do mundo. Precisamos usufruir da riqueza que produzimos. Penso que as pessoas precisam atingir um nível de educação que lhes garanta autonomia inclusive para construir seu próprio itinerário formativo. Hoje em dia já não é preciso ir para as universidades para aprender continuadamente. A educação a distância é uma opção viável. O conhecimento está à nossa disposição, desde que saibamos como acessá-lo. Como todo ser humano nem sempre enfrentamos dias bons. Mas quando isso acontece sempre me lembro que tenho o dever de trabalhar duro, com humildade e paciência para tentar mudar o que está nos atrapalhando.  Penso que escolhi trabalhar como educador e que tenho uma missão especial de ajudar a melhorar a vida de nossos estudantes.  Lembro que eles esperam de nós a sabedoria de entender que todos têm problemas, mas todos eles têm solução.  Quando isso não resolve sempre me lembro que o sol é uma estrela de 5. grandeza. Que a Terra é só um pontinho no céu. E que nossos problemas não podem ser tão grandes assim. Nós transformamos os problemas em grandes porque os enxergamos assim. Sei que a função docente é mais fácil para você empreender ao longo de uma carreira. Mas os TAES também têm diversas oportunidades para inovarem e a proporem coisas novas sempre.  Não devemos deixar nosso trabalho cair na rotina. Algumas vezes precisamos assumir desafios maiores para criar uma situação de desconforto bom, onde podemos amadurecer cada vez mais. No final não existem mesmo dias difíceis. Nós os fazemos assim. Todo mundo tem problemas, mas podemos lidar com eles de forma positiva, achando sempre o lado positivo ou deixar que os problemas nos desanimem. É uma escolha diária. Todos os dias temos a oportunidade de fazer diferente e melhor do que fizemos ontem e podemos ajudar nossos colegas e nossa família a serem mais felizes.

2- Como otimizar o tempo quando se está na instituição ? Como lidar com o acúmulo de atividades ?
R. No livro Liderança Ética e Servidora há um capítulo chamado: Tempo: uma questão de prioridade ! Precisamos aprender a priorizar em todos os níveis. Por favor leia e me envie sua análise sobre o tema.http://liderancaeticaeservidora.wordpress.com/capitulos-do-livro/tempo-uma-questao-de-prioridade/Todos nós recebemos as mesmas 24 horas todos os dias e o que fazemos com esse tempo faz toda a diferença. Algumas pessoas não conseguem separar o que é urgente daquilo que é importante. Passam todos os dias correndo atrás do que é urgente e esquecem o que é fundamental. Mário Sérgio Cortella diz em suas palestras que para viver em plenitude é preciso ter consciência de que se é finito. Ele cita que na Capela dos Ossos, em Portugal, há uma inscrição: “Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos.” Existe uma técnica chamada de “princípio de Pareto” que é muito útil principalmente para as pessoas que têm dificuldade em priorizar. Esse princípio também é conhecido como “80-20”. Ele diz que, para muitos fenômenos da natureza, 80% das consequências advêm de 20% das causas. Ou seja, não adianta querer resolver tudo ao mesmo tempo. Precisamos saber mesmo é priorizar.

3-Qual o maior desafio que o IFSC tem ou terá como instituição educacional?

R. Cada servidor do IFSC tem uma visão sobre essa questão. Não há uma compreensão única. Por isso estamos construindo nosso PDI de forma participativa (PDI = plano de desenvolvimento institucional). Nesse documento teremos diretrizes norteadoras construídas a partir da discussão coletiva. Conforme falado na ambientação, temos diversos desafios. De todos, penso que hoje temos que consolidar os nossos câmpus da expansão com a contratação de novos servidores, aquisição de equipamentos para laboratórios, capacitação das equipes e conclusão das obras. Temos ainda que melhorar o acompanhamento do processo pedagógico para reduzir a evasão e otimizar a oferta de vagas. Podemos atender mais estudantes se houver otimização de espaços e carga horária. Com essas questões bem encaminhadas o grande desafio é tornar o IFSC uma instituição de nível internacional onde servidores docentes e administrativos e estudantes tenham amplas possibilidades de mobilidade entre instituições semelhantes no exterior.

4- Como podemos fazer uma caminhada de sucesso dentro da instituição? Há mais apoio ou mais pessoas que tentam nos derrubar?
R. Penso que devemos trabalhar todos os anos como se fosse nosso primeiro na instituição, com ética e respeito aos colegas e estudantes. Não conheço ninguém dentro do IFSC que conte com o apoio de 100% das pessoas. O importante é saber conviver.  Mas posso afirmar que sempre temos mais apoio do que pessoas criticando. O IFSC está sempre aberto para ideias novas dos novos servidores. Boas ideias são sempre bem vindas e não encontram oposição.  Para você fazer uma caminhada de sucesso sugiro que você pratique todos os dias o  conceito de ética da reciprocidade: fazer com os outros o que queremos que façam conosco.

5- O que fez com que o IFSC fosse eleito por 5 vezes o melhor do país?
R. Temos recebido o melhor IGC do Brasil durante os últimos 5 anos. Temos orgulho desse fato. Após conhecer diversos outros Institutos Federais posso atestar que o IFSC é uma das instituições mais organizadas do país. Isso é fruto do trabalho bem feito dos servidores docentes e administrativos.  Fruto também da competência de nossos estudantes. Isso faz com que sejamos referência em uma série de áreas. Mas não me preocupo muito com o IGC, pois ele é avaliado tendo como referencia a infraestrutura e o desempenho dos estudantes de um campus do IFSC. Se nosso IGC cair de um ano para o outro não vai significar necessariamente que tenhamos piorado. Pode ser um sinal de que precisamos melhorar em determinadas áreas. Temos que continuar aperfeiçoando a gestão pedagógica e administrativa todos os dias. A avaliação positiva é consequência.

6- Como o IFSC contribui para o desenvolvimento de Santa Catarina?

R. Em 10 anos nossa instituição se transformou de ETF-SC em CEFET-SC (2002) e finalmente em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2008). Em 5 anos passou de 3 campi para 19 campi distribuídos em todo estado catarinense. Serão 21 campi até 2014.  Considerando-se os 16 campi do Instituto Federal Catarinense, serão 37 campi dos Institutos Federais distribuídos por todas as mesorregiões catarinenses. Essas instituições exercem significativa influência em sua região. Muitos estudantes são promovidos nas empresas em que trabalham por causa da formação profissional. Muitos estudantes tornam-se empreendedores e abrem seus próprios negócios. Diversas empresas passam a se instalar nas proximidades dos nossos campus para se beneficiar da mão de obra qualificada.Muitos estudantes do oeste catarinense e de outras cidades pequenas não precisam mais deixar suas cidades para estudar na capital, porque o IFSC e o IFC estão oferecendo cursos em diversos campus do estado. Essas transformações não acontecem no primeiro ano de implantação, mas ao longo dos anos. 

7- Como crescer profissionalmente no IFSC?

R. Do ponto de vista acadêmico é importante que você realize as capacitações oferecidas pela instituição e procure realizar cursos de especialização, mestrado e doutorado durante sua trajetória profissional.  Em muitas situações é possível a solicitação de liberação de carga horária para estudo. O horário de estudante é um direito de todo servidor. Você se desenvolverá como profissional e terá aumentos gradativos em seu salário. Veja seu plano de carreira no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm Também é possível aprender muito participando de comissões, colegiados e assumindo funções gratificadas e cargos de direção. Alguns deles dependem de indicação dos Diretores e do Reitor, que sempre dão preferência aos servidores mais dedicados e mais preparados para as funções gratificadas.

8- Como eu fico sabendo dos cursos de capacitação?  Em que site?

R. Você receberá mensagem por meio eletrônico sempre que novos cursos forem abertos (webmail do IFSC). Você pode também consultar na internet cursos de sua área (oferecidos pela ENAP por exemplo) e solicitar para sua chefia imediata a possibilidade de realizá-los como forma de melhorar o desenvolvimento de suas atividades como servidor. Estamos estudando a construção de um Portal da Capacitação para organizar em um só lugar todos os cursos oferecidos. Estamos à disposição para qualquer dúvida que você tiver. Desejo que você continue motivado ano após ano, como você se encontra hoje !

9- Para quais outras regiões do estado a instituição pretende expandir ?

R. O IFSC é uma autarquia vinculada ao MEC e ao governo federal. Nesse momento estamos implantando 3 novos campus dentro do Plano de Expansão 3: São Carlos, Tubarão e Garopaba. Até 2014 não serão autorizados a abertura de novos campus. Com 21 campus atendemos todas as mesorregiões de SC. Temos ainda o IFC – Instituto Federal Catarinense que também atende algumas cidades importantes não atendidas pelo IFSC (Concórdia, Blumenau, Camburiu etc). O que pode ser facilmente ser realizado é a oferta de vagas em algumas cidades menores a partir dos campus já implantados. Isso pode ser feito por meio de cursos do PRONATEC ou de cursos EAD – pólos presenciais. Entendemos que uma discussão sobre o número máximo de campus que o IFSC pode ter para que a gestão seja eficiente seja realizada no futuro dentro do Conselho Superior.

 10- Qual o desafio do IFSC em relação à educação sustentável?

R. Segundo prof. Vinícius de Lucca, o desafio é implantar a cultura da sustentabilidade nos servidores e alunos. Especificamente sobre “educação ambiental”, fazemos parte (a partir da participação da Profa. Gladis, do campus Florianópolis-Continente, que representa o IFSC) do CIEA/SC – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Santa Catarina.  A comissão tem por finalidade identificar, analisar e propor ações e processos participativos na construção e acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambiental no Estado de Santa Catarina.

11- Que conselhos poderia ser dado para quem está ingressando agora no serviço público, especialmente no IFSC ?

R. Minha sugestão é que os novos servidores procurem se capacitar permanentemente.  Trabalhem honestamente e procurem ser cada vez mais éticos.  Os desafios são inerentes de todas as profissões e podem ser superados com determinação e otimismo.

12- Se o IFSC pretende atingir o público em vulnerabilidade social, por que exige nos seus concursos nível superior com mestrado e doutorado? 

R. O IFSC possui em seus quadros diversos doutores e mestres que defenderam importantes trabalhos na área de inclusão social.  A exigência de mestrado e doutorado em alguns cursos se deve ao fato de que o IFSC está lançando cursos superiores de tecnologia e de engenharia, onde há uma exigência de 50% de mestres e doutores para fins de reconhecimento.

13- Como incentivar a leitura e a troca de conhecimentos entre os servidores dos campus / Reitoria do IFSC ?

R. Sempre é possível a organização de boas campanhas de compartilhamento de livros, realização de eventos de apresentação de resenhas etc. Muitas vezes o que é preciso é uma campanha de marketing para sensibilizar e mobilizar as pessoas para a mudança de comportamento. A leitura é um hábito que exige disciplina. A televisão e a internet têm tomado muito do precioso tempo das pessoas. Quanto à troca de conhecimentos, existem muitos grupos de trabalho já organizados no IFSC. Eles utilizam fóruns, correio eletrônico para interação.  Também temos salas de webconferência que podem ser bem utilizadas para isso. Acreditamos muito no compartilhamento de boas práticas como o caminho para a melhoria da gestão pública.

 14- Por que existem regras diferentes entre os Institutos Federais ?

R. Os Institutos federais brasileiros são autarquias que possuem autonomia. Isso faz com que algumas leis e decretos sejam interpretados de forma diferente.  Com o aumento da interação entre os reitores no CONIF há um movimento para uniformização de procedimentos em todo o país. Mas isso ainda está em curso. Dentro do IFSC  temos também o desafio de uniformizar os procedimentos. A Reitora está trabalhando nesse sentido. Acreditamos que, por justiça, todos devem receber tratamento igual. Entendemos que durante a fase de implantação nem sempre é possível a existência de regras comuns porque faltam ainda profissionais. Em nem todos os campus é possível o funcionamento em 3 turnos.

15- Como nós, novos servidores, podemos contribuir para o crescimento do IFSC?

R. Penso que os novos servidores devem trabalhar todos os anos como se fosse o primeiro na instituição, com ética e respeito aos colegas e estudantes.  É importante que todos aprendam a exercer bem feito suas funções e que possam contribuir com o IFSC trazendo idéias inovadoras. Boas ideias são sempre bem vindas e não encontram oposição.  Basta saber apresentá-las,  porque o novo assusta. Aprendam a conviver com as pessoas diferentes, procurando compartilhar as boas práticas.  Participem dos colegiados e grupos de trabalho. Isso contribuirá para a melhoria da gestão.

16- Como conhecer os procedimentos ligados aos setores? 

R. Durante a ambientação os novos servidores devem solicitar para suas chefias o repasse das normas e procedimentos necessários para a realização do trabalho. É importante conversar muito com a chefia imediata e perguntar qual é a expectativa dela. Apesar da Lei 8112/1990 ser aplicada para todo o serviço público, há variação de expectativas entre uma chefia e outra. Isso é importante porque os novos servidores têm o direito de saber como serão avaliados ao final do estágio probatório. Para conhecer as normas do IFSC, basta acessar a internet e clicar http://cpn.ifsc.edu.br.

17- Qual a importância do IFSC na formação política do cidadão?

R. Uma instituição educacional é antes de tudo um espaço de emancipação e preparação de cidadãos para a convivência social. Essa convivência respeitosa e democrática deve levar em consideração a pluralidade de idéias de todo grupo social. Em uma instituição educacional,exercitamos o que esperamos ser o ideal de nossa sociedade. Nesse exercício democrático, os alunos se transformam e logo depois podem transformar suas comunidades com novas idéias e concepções. A presença dos alunos nos nossos Colegiados é fundamental para que os mesmos sejam co-responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os alunos que participam das deliberações coletivas aprendam desde cedo como se comportar na sociedade, opinando, criticando e se comprometendo com os resultados da gestão. Esse caráter pedagógico do Colegiado da Comunidade Escolar é valorizado e defendido pela comunidade como uma das mais importantes conquistas da instituição.

18- Existe um código de ética do IFSC ?
R. O servidor do IFSC está submetido ao Código de ética do servidor público aprovado pelo Decreto 1171/1994:
Também deve respeitar a Resolução 57 aprovada pelo Conselho Superior do IFSC no ano de 2010.  Nela há o código de conduta ética que deve ser respeitado pelos servidores públicos do IFSC.
Para entrar em contato com a Comissão de Ética basta enviar mensagem para: etica@ifsc.edu.br

Continua.

Enviem suas dúvidas para ouvidoria@ifsc.edu.br

 

 

 

 

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