Liderança ética e servidora

Prezados estudantes e servidores, esse texto tem por objetivo levar a reflexão sobre o papel dos líderes para a mudança de paradigma nas sociedades. Espero que gostem e que o material seja útil para o auto-desenvolvimento de todos.

Prof. Jesue Graciliano da Silva

1- Contexto

Material completo e revisado em: http://liderancaeticaeservidora.wordpress.com 

Existem muitos livros falando sobre liderança. É importante a leitura de alguns deles para se perceber que todos procuram estabelecer seus conceitos e seus modelos de liderança.

Atualmente, há muitos livros  discutindo como ensinamentos religiosos e filosóficos se aplicam aos conceitos de liderança.

Muitos autores têm escrito sobre o modelo de liderança de Jesus. Sejamos cristãos ou não é realmente inegável que Jesus exerce influência importante em bilhões de pessoas, mesmo depois de dois mil anos após a sua morte.

Em diversos livros, uma das definiçoes mais
aceitas de liderança é: HABILIDADE DE INFLUENCIAR PESSOAS.

A escolha dos 12 apóstolos por Jesus e a incumbência dada para que esses fossem multiplicadores de sua palavra pelo mundo antigo foi um exemplo bem sucedido de delegação. Ainda hoje é comum a utilização de multiplicadores para se disseminar novas ideias.

O mestre espiritual Dalai Lama também escreveu sobre o assunto. A visão Oriental ainda é pouco conhecida no Ocidente.

O próprio processo de iluminação do líder espiritual fundador do Budismo está relacionado com a descoberta de que “a virtude está no caminho do meio”.

O Yin-Yan na filosofia chinesa é um princípio da dualidade entre o bem o mal, dia e noite, claro e escuro, quente e frio, certo e errado. Buda significa desperto e iluminado (budh). Não é possivel negar a influencia do Confuncionismo no Oriente e também no Ocidente.

Os princípios do Budismo têm influenciado milhões de pessoas em todo o mundo oriental e ocidental.

O objetivo desse  texto não é disseminar conceitos religiosos, mas sim analisar como principios consagrados há milênios ainda são válidos quando se fala em liderança.

Dentro desse contexto voltamos a definição de liderança como a HABILIDADE de influenciar pessoas.

Autores consagrados como Peter Drucker afirmam que todos possuem maior ou menor capacidade de lideranca. Sempre podemos influenciar alguém. As vezes influenciamos um amigo a comprar determinado carro ou a consumir determinado produto.

As vezes influenciamos nossa família, nossos colegas de trabalho a agirem de determinada forma Isso é uma forma simples de lideranca. Podemos desenvolver essa habilidade de exercer influência.

Mas para isso é preciso que a pessoa tenha conhecimento de suas caracteristicas e de seu estilo de lideranca.

A partir dessas informacoes é preciso disciplina para se alterar comportamentos inadequados.

Um exemplo simples: é consenso que todo líder deve saber ouvir. Essa habilidade de saber ouvir com interesse as pessoas precisa ser desenvolvida por meio da disciplina. Muitas vezes estamos tao ansiosos em falar e impor nosso ponto de vista que nao deixamos as pessoas completarem suas frases.

Isso envia um sinal para a pessoa com quem estamos falando: o que ela tem a dizer é menos importante. Isso é captado como um desrespeito e por isso essa falta de habilidade em ouvir é um grande inimiga.

Outras características pessoais de um líder tambem podem ser desenvolvidas tais como a paciencia e a humildade. Mas é evidente que um líder precisa tambem de conhecimentos técnicos
sobre gestão e estes podem ser aprendidos.

Uma grande preocupação no entanto está no campo ético.

Um lider deve inspirar confianca e isso dificilmente acontecera se ele nao basear sua liderança em sólidos principis éticos. A confianca é fundamental na liderança.

Sem ética não ha realmente uma postura de respeito aos liderados. O sinal que uma conduta etica envia e que o lider realmente se preocupa em adotar posicoes considerando o bem estar das outras pessas. Isso é o que chamamos de etica da reciprocidade. Agir com nossos semelhantes da mesma forma que gostariamos que agissem conosco em uma situacao parecida.

Muitas pessoas imaginam que somente os extrovertidos podem assumir papéis de liderança. É evidente que uma pessoa carismática e extrovertida que possuir valores bem fundamentados, conhecimentos tecnicos, etica, disciplina e humildade tera mais facilidade em exercer influência. Mas a liderança é muito mais complexa e nao se baseia em uma determinada característica. Um líder pode desenvolver mais uma habilidade que outras e com isso compensar suas deficiências. Por isso, na historia conhecemos diversos exemplos de liderancas e nao podemos estabelecer um padrao de lideranca.

Um exemplo: Dr. Zilda Arns foi uma grande lider no combate a desnutricao infantil. Seu trabalho junto a Pastoral da Crianca salvou a vida de milhares de criancas. Seu perfil de lideranca se baseava na autoridade moral de sua causa e na sua conduta etica. Ela deu a sua vida a essa causa, morrendo de forma tragica em um terremoto no Haiti, quando fazia uma palestra de conscientizacao.

Dr. Zilda Arns nao exercia lideranca porque ocupou um cargo politico ou publico. Ao inves de ficar reclamando dos governos, que vem e que passam, ou comecar seu trabalho a partir de um cargo publico, ela trabalhou dezenas de anos de forma silenciosa, com humildade e paciencia, conscientizando outras pessoas, multiplicando suas ideias, disseminando a importancia de se combater a desnutricao infantil.

Somos um pais de memoria curta e nem sempre valorizamos quem realmente merece. Dr. Zilda Arns é uma brasileira que merece toda reverência de todos aqueles que acreditam em uma conduta ética e solidária.

Como ela também tivemos outras grandes lideranças brasileiras, muitas desconhecidas do grande publico. Podemos citar como exemplos: Herbert de Souza, o Betinho – que liderou, entre tantos, o projeto NATAL SEM FOME. Seu trabalho de combate a fome influenciou o programa Fome Zero, que tem tido continuidade hoje por meio dos programas de combate a miséria no governo Dilma.

O que dizer entao do grande educador Paulo Freire. Sua obra e trabalho ainda influenciam milhões de pessoas pelo mundo.

Uma grande parte da população pode dizer sem pensar muito quem foi o vencedor do ultimo Big Brother, mas desconhece quem foram essas grandes personalidades de nossa história recente.

Continua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *